A Conquista da Pedra do Baú

Da-esquerda-para-a-direita-os-músicos-Alfredo-Paiva-Bruno-Miranda-e-Arthr-Rodolfo
Circuito Tem Sarau na Mantiqueira divulga programação de inverno
30 de maio de 2016
Encontro de Food Truck
São Bento do Sapucaí recebe seu 1º encontro de food trucks
21 de julho de 2016
Exibir tudo

A Conquista da Pedra do Baú

A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940, pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das duas primeiras vias de acesso à pedra (as conhecidas escadinhas de ferro), na face sul, lado do bairro do Baú, São Bento do Sapucaí, e na face norte, lado de São Bento do Sapucaí. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais (pode-se ver apenas suas fundações), alvo de vandalismos seguidos ao longo dos anos.

As pedras que formam o complexo do Baú são visitadas por um grande número de turistas e também por escaladores profissionais e amadores. Durante os meses de Maio a Setembro a região oferece um clima excelente para a prática da escalada em rocha e uma infinidade de vias.

O acesso por estradas à Pedra do Baú pode ser feito tanto via Campos do Jordão como por São Bento do Sapucaí, sendo o caminho hoje todo pavimentado, à exceção dos últimos 5 km de estrada de terra.

1 Comentário

  1. tijolo disse:

    Eu cheguei a ver ainda em pá a lareira do refugio que foi construído lá no topo da pedra. Muitas histórias para contar sobre este complexo rochoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *